24 fevereiro, 2006

 

Só para os que não costumam ler outros blogs...

...dei gargalhadas com este aqui!

|  

Sobre o chá e o café

Quando cheguei aqui, notei que as pessoas faziam uma cara estranha quando me ofereciam chá e eu perguntava "chá de quê?"... É porque para eles chá é chá, assim como para os brasileiros café é café. Vocês já viram alguém perguntar "café de quê"? Ninguém toma café de hortelã, café de camomila, café de erva cidreira. Café é café e pronto! Aqui no Reino Unido, só os estrangeiros compram chás com sabores (o que os nativos chamam de "suco quente").

Os nativos tomam o chá - chá, com um pouquinho de leite. Como se fosse um "pingado". E chá mate, até agora, não encontrei...

Nas fotos: na da esquerda, a canequinha que ganhei do meu amigo indiano. Na da direita, uma bandeja mostrando o típico café "white" (café reino-unidense e o leite, para misturar na hora de beber).


|

22 fevereiro, 2006

 

Não adianta vir com guaraná pra mim


Não, não sinto falta de feijoada. Nem de guaraná. Nem de bolo de aipim, nem de açaí na tijela. O que eu queria mesmo era tomar “chá mate” ouvindo “Nova Brasil FM”.

|

20 fevereiro, 2006

 

Hosana in the Highests and Rolling Stones in Rio


Domingo, dia de passear. Estou sem tempo para escrever tudo hoje, mas vou contar pelo menos este pedacinho.
Fui ao Palácio de Linlithgow, onde nasceu "Mary, Queen of Scots" e a uma igreja ao lado do Palácio. Não me perguntem qual, porque a coisa mais difícil por aqui é descobrir a ramificação da igreja. Em geral eles se denominam "cristãos" (como se não houvesse 5.928.746,29 divisões do Cristianismo). Só sei que é difícil encontrar uma Igreja Católica, já que o Reino Unido é o berço do protestantismo.

No Brasil, tenho "agonia de igreja", porque são todas quentes, abafadas, e, se você não quiser ficar em pé, tem que chegar meia hora antes. Mas aqui, nas igrejas em que fui até agora, só tem alguns poucos velhinhos. Acho o máximo, porque a gente pode chegar em cima da hora e ainda encontra lugar para sentar! E calor definitivamente não é um problema. Além disto, não compartilho com os velhinhos a idade cronológica, mas ando compartilhando o estado de espírito, querendo dormir cedo e reclamar das dores no joelho. Resultado: entrei para assistir à Missa (que neste caso não se chama Missa, mas "Church Services").

Uma velhinha simpática sentou-se do meu lado e começou a conversar:
_ Ah, brasileira?
_ Sim
_ Rio de Janeiro... é lá, não é?
_ É sim.
_ Teve show dos Rolling Stones lá, né?
_ É... (ué, velhinha roqueira?)
_ O Mick Jagger tem um filho português, né?
_ Hum... não exatamente (gentileza da minha parte). Ele tem um filho brasileiro, que fala português. (hum, acho que a velhinha assiste a algum tipo de "TV Fama" escocês, isso sim!)

(Na foto, detalhe de uma igreja em Straphpeffer, com almofadinhas no chão para a hora de ajoelhar. Não é uma graça?)

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?