07 dezembro, 2005

 

A primeira festa brasileira


Gastei o fim de semana para comprar cartões telefônicos, fazer compras de supermercado e tentar (sem sucesso) abrir conta no banco daqui. O primeiro item na lista de prioridades era a ida ao supermercado para comprar água mineral. Gente, a água é amarela! Tudo bem que ninguém morreu bebendo esta coisa, mas eu me recuso a beber algo que se parece com xixi! Como dizia um professor do Mestrado, a água tem que ser incolor, inodora e insípida. Se perder alguma destas características, não pode mais ser chamada de água!
Na noite do domingo, fui à minha primeira festa brasileira em Edinburgh. Conheci um paraibano, uma paraibana e uma baiana que são uns amores. Aliás, meu conhecimento prévio dos baianos e paraibanos só me dá boas referências! Coisa mais boa, quando liguei para a paraibana e ouvi aquele sotaquinho! Dancei forró, comi coisas gostosas e aprendi palavras novas em português. Os nordestinos estavam “roendo”. Me explicaram que você fica roendo “quando está que não se agüenta de saudade” de outra(s) pessoa(s)...
Conversei também com alguns alemães e uma grega. Um dos alemães aprendeu a falar “cagada total” (o que fica engraçadíssimo com aquele sotaque alemão) e um outro pediu para ele traduzir para a língua deles. Ele traduziu como “total caca” e me soltou esta: “É como eu digo, português é muito parecido com alemão”. Deu vontade de contar a piadinha dos mineiros fazendo café: “pó pô pó?” “pó pô”. Ou então a história (verídica) da garçonete baiana retirando os copos da mesa e perguntando “rátumá ô rátumô?” (“vai tomar ou já tomou?”). Garanto que não é parecido com o alemão!

Comments:
Adorei o "ratumou ou ratuma", hahaha
 
Roedeira também pode ser o que no sul se chama de "dor de cotovelo" ou "dor de corno"... Aquilo que inspira os goianos a fazerem música.

Põe foto desse povo! Pra gente ir conhecendo!
 
Oi Lu!
Viva a diversidade cultural,né?! Adorei os causos!Cagada total é demais! (rs)
Lembrando dessas coisas de mineiro, você conhece a expressão "tô garrada"? Por exemplo,alguém do serviço te chama para almoçar e você diz: "ihhh, não posso ir agora, tô garrada nos afazeres!" Ou te perguntam se você vai a festa, aí você responde: "claro! Tô garrada!" Hahahaha

Também concordo com você e seu professor de Mestrado sobre a água! Misericórdia na cor da água aí! "Curuz"!

Beijos,beijos
Lili
 
Lili, eu não conhecia "tô garrada", mais uma! Mas eu me lembro que uns paulistas deram muita risada quando eu falei que o grampo estava "engastalhado" no grampeador!
Beijo,
Lu
 
Márcia, eu também ri muito na primeira vez que ouvi essa história!

A., você nunca põe fotos suas no blog e agora quer foto do povo? Ah, não! Mas se quiser conhecer a paraibana, ela está no meu orkut e o nome dela começa com N. A baiana também e o nome começa com D. vai lá :.)

beijinhos,
Lu
 
risos...
 
Postar um comentário



<< Home
|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?