14 janeiro, 2006

 

A dor da noite


E aí vem a nostalgia. A dor da noite, que a gente também sente de dia. Paradoxalmente, uma dor gostosa de sentir.

Em um destes fins de semana eu estava passeando por um parque e vi umas crianças jogando futebol, em uma tarde ensolarada. Pareceu tão familiar! Quase conseguia sentir o cheiro das tardes de sol no Brasil, perdidas no tempo...

É por isso que o nosso lugar faz parte da construção nossa identidade. Imagens perdidas ficam lá no fundo da memória, de roupa secando no varal, da vó torrando café no fogão de lenha, do vô colocando seu chapéu para ir ao forró. E sensações também ficam vivas: o cheiro delicioso da fábrica de doce de leite no centro da cidade, o cheiro do sabonete na pele depois do banho (depois de um dia de brincadeiras). Dobrar completamente o pescoço para olhar para os tios “lá em cima”, separar jujubas pela cor e comê-las com um prazer sem igual. Conseguir juntar as letrinhas das placas das ruas e formar uma palavra. Ouvir estorinhas! Tomar leite com café no “café da tarde”! Não querer dormir (quem diria)! Aprender a fazer gelatina como se estivesse seguindo a receita de um chéf francês! Entrar na piscina sem medo da água fria, tomar banho até os dedos ficarem enrugados. Reclamar porque os adultos tiram as facas de perto e ninguém mais aqui é criança para ser proibido de usar facas...

Por que é que a gente cresce, em?

Comments:
Oi Luciana! A Bete me passou o endereço desse blog uns tempos atrás e, sempre que posso, eu entro aqui pra ler. No entanto, esta é a primeira vez que paro pra comentar. Você conseguiu um jeito gostoso de passar o que está vivendo aí no quase-pólo norte, heim? Gosto muito dos seus textos. Mesmo sem comentar, saibe que eu estou te acompanhando de longe! Um grande abraço e aproveita muito esse seu tempo fora!
 
Oi, Paulina!

Obrigada!
Um abraço grande pra você também!

Luciana
 
Quando eu era criança, não via a hora de crescer. Eu queria ser logo adulta, saber tudo, namorar, etc. :) Mas hoje vejo que só na infância eu tinha aquela sensação de felicidade absoluta, de fearlessness, de deslumbramento. Era muito bom.

bjs,
 
Não era, Leila?
Bom demais!
Beijo
 
Postar um comentário



<< Home
|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?