11 maio, 2006

 

Georgian House


Em ritmo de despedida (e de festa, como cantaria Sílvio Santos), vou colocar aqui algumas fotos que ainda não mostrei. A de hoje é de uma "Georgian House". Da próxima vez prometo não fazer uma foto torta, tá, gente?

Os guias turísitcos geralmente dividem a cidade em "old town" e "new town". É claro que a atual Edimburgo tem muitas outras áreas interessantes, como as "Pentland Hills", o porto de Leith, a praia de Portobelo e a região de Balerno, que é lindíssima. Mas, para os turistas que vêm passar poucos dias e ficam ali "no meião", esta é a principal divisão.

A "old town" é o lugar onde tudo começou, são as casas que aos poucos foram sendo construídas ao lado do castelo (os burgos que a gente estudou nas aulas de história). A "old town" sempre teve fortes características mercantis. Com o passar do tempo, as pessoas foram adequando as "especialidades" aos lugares: vendedores de carne neste canto, vendedores de roupa naquele outro. Mas tudo concentrado na região próxima ao castelo.

No século XIX, a classe rica achou que não era certo misturar-se à "gentalha, gentalha, blg" e começou a mudar-se para um lugar um pouquinho mais afastado, que é a chamada "new town". As casas da "new town", como esta da foto, têm estilo georgiano, e, seja lá o que isso queira dizer, são bem famosas entre os arquitetos. Eu entrei em duas delas, que viraram uma espécie de museu. Não pude fazer fotos do interior, mas comprei postais que vou escanear para colocar aqui, quando tiver um tempinho (leia-se depois que eu voltar ao Brasil). A divisão é a seguinte: no subsolo ficavam a cozinha, os quartos dos empregados e o lugar de guardar os vinhos (esqueci completamente o nome disto em português, alguém me ajuda?). No nível da rua ficavam o quarto do casal e a sala de jantar. No andar de cima, a "sala de desenho", onde faziam os bailes e conversavem depois dos jantares e uma outra sala, mais íntima, onde a senhora recebia amigas para o chá da tarde e também onde as crianças tinham aulas particulares (isso, nada de criança ir à escola pegar piolho da gentalha). E no último andar, os quartos das crianças.

Bom... pretende visitar Edimburgo e está com pouco tempo? Precisa escolher um só? Minha sugestão: escolha o castelo (lógico) e a "old town". A gentalha sempre tem mais histórias pra contar.





<< Home
|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?